Criar uma Loja Virtual Grátis
História da Cerâmica
História da Cerâmica

históriaA Cerâmica 

 

 

 

                          Nome genérico de objetos e utensilios feitos de materiais como a argila, o qual submetido a um aquecimento torna-os de forma permanente e inalteravel. A palavra cerâmica deriva do termo grego "Keramos" que significa "barro de louça". A louça de barro é a forma mais antiga de cerâmica e data dos tempos pré-históricos. Já foram descobertos, por exemplo, utensilios de cerâmica com mais de 6000 anos de idade. O mais antigo instrumento de modelar o barro para fabricar luoça é o "torno de oleiro".                          

                           A argila e outros materiais empregados, chamados silicatos, são quebrados, moidos e reduzidos a pequenas particulas. Essas particulas são misturadas e umidecidas. A água faz com que o material se torne plástico e flexível, pronto para ser modelado.

                                                                                        Depois de seco o objeto é "queimado". Essa parte do processo ocorre em fornos especiais onde a cerâmica é aquecida a temperaturas que vão de 650*C a 1650*C. Essa "queima" endurece o produto dando-lhe uma forma permanente inalterável de bastante resistência e durabilidade.

Tipode Argilas:

Primárias:

  • Caulim

Secundárias:

  • Argila comum
  • Refratária
  • Ball clay
  • 

Como conhecer argilas:

Pásticidade - Encolhimento - Porosidade.

Queima:

Ciclo de queima dos artefatos.

De 0 a 200*C - eliminação da água.

A partir de 350*C - inicio da eliminação de água química.

A partir de 450*C - Inicio da queima de elementos orgânicos ( carbonatos ).

De 500 a 600*C - Transformação.

Em torno de 700*C -  Eliminação total de água química.

Em 800*C - decomposição dos carbonatos e sulfatos. Inicio da redução do tamanho da peça.

                           Aos nossos amigos e visitantes, as informações aqui contidas é um resumo, que busca dar aos mesmos, o conhecimento minímo do mágico processo que se dá no trabalho com a cerâmica, tendo a consciência de que o assunto vai muito mais além, dada a extensão do mesmo. Porém esperamos de algum modo colaborar com a propagação e valorização do trabalho em cerâmica ( o artesanato do barro ), que sejam mais reconhecidos e consequentimente mais valorizados.

 

Sejam todos bem vindos!

Cassio Monteiro.